Criminosos aproveitam preocupação com o coronavírus para mais um ataque de ransomware

São Paulo, 18 de março de 2020 – Uma nova modalidade de ataque de ransomware está explorando o medo e a ansiedade gerados pela proliferação do coronavírus em escala mundial. Através das redes sociais, um link convida a baixar o aplicativo COVID-19Tracker que, como o próprio nome faz levar a crer, promete apresentar um relatório preciso da propagação do vírus pelo mundo. O aplicativo falso, quando baixado, criptografa e bloqueia o acesso às informações armazenadas nos celulares, computadores e outros dispositivos no qual ele for instalado. Na sequência, o usuário recebe uma solicitação de pagamento em bitcoins, normalmente na faixa de US$ 100,00, para que os dados possam voltar a ser acessados. “As tragédias costumam despertar o melhor e o pior do ser humano. E não é diferente com o cenário gerado pela proliferação do coronavírus. Vários exemplos de solidariedade contrastam com ações como essa, que exploram a ansiedade e o medo gerados pelo coronavírus como alavancas para essa modalidade de ataque criminoso, no qual um aplicativo infectado serve de isca para roubar dados armazenados nos dispositivos que usamos rotineiramente, para posterior exigência de pagamento de resgate para que os mesmos voltem a poder ser acessados”, alerta Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve. A executiva ressalta, ainda, que práticas básicas de prevenção tais como antivírus e, em especial, de programas para backup, proteção e recuperação de dados sensíveis são esquecidas com frequência e isso acaba fazendo com que muitas vezes esses crimes sejam bem-sucedidos. “A alteração da rotina da maioria das empresas para enfrentar o coronavírus inclui um maciço aumento do trabalho em home office e essa é uma decisão que deve vir acompanhada de um profundo cuidado com a segurança das informações”, conclui Daniela. ### Siga a Arcserve:

Sobre a Arcserve

A Arcserve fornece soluções excepcionais para proteção dos ativos digitais de valor inestimável de empresas que precisam de proteção abrangente e em larga escala dos seus dados. Fundada em 1983, a Arcserve é o nome mais experiente do mundo em soluções para a continuidade de negócios, protegendo infraestruturas de TI de diferentes gerações com aplicações e sistemas em qualquer local, dentro da empresa e na nuvem. Organizações em mais de 150 países confiam na experiência, no conhecimento e nas tecnologias integradas e altamente eficientes da Arcserve para eliminar os riscos de perda de dados e de inatividade prolongada, reduzindo em até 50% os custos e a complexidade da realização de backup e recuperação de dados. Com sede em Minneapolis, Minnesota, a Arcserve está presente em várias partes do mundo. Saiba mais em www.arcserve.com/br  e siga a @Arcserve_br no Twitter.

Sobre a Sophos

Como líder mundial na próxima geração de segurança cibernética, Sophos protege cerca de 400.000 organizações de todos os tamanhos em mais de 150 países contra as mais avançadas ameaças. Desenvolvido por SophosLabs – um time global de inteligência e dados científicos – as soluções Sophos nativas na nuvem e de Inteligência Artificial avançada levam segurança aos terminais (laptops, servidores e dispositivos móveis) e redes contra avançadas táticas e técnicas criminosas, incluindo violações automatizadas ou de inimigo ativo, ransomware, programas maliciosos, explorações de falhas, roubo de dados, fraudes online e muito mais. A premiada plataforma Sophos Central baseada na nuvem integra todo o portfólio Sophos de melhores produtos, da solução para terminais Intercept X até o XG Firewall, em um único sistema chamado Synchronized Security. Os produtos Sophos estão disponíveis exclusivamente através de um canal global de mais de 47.000 parceiros e Managed Service Providers (MSPs). Sophos também torna suas inovadoras tecnologias comerciais disponíveis aos consumidores através da Sophos Home. A companhia está sediada em Oxford, no Reino Unido, e é negociada publicamente na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo “SOPH”. Mais informações estão disponíveis em www.sophos.com

Contatos com a imprensa:

Mario Pereira MLP Assessoria de Imprensa Tel.: +55 11 3064 8066 mario@mlpcom.com.br     Leslie Keil Arcserve Tel.: +1 952 903 5434 leslie.kel@arcserve.com